PERGUNTAS

O Parque Capibaribe é um projeto de Pesquisa, Desenvolvimento e Ativação que prevê um sistema de parques integrados no Recife que se estenderá por 30 km do percurso do rio Capibaribe.  Consiste na renaturalização das margens do rio Capibaribe e na implantação de um sistema de mobilidade não-motorizada com passeios e ciclovias, além de revelar paisagens do Rio Capibaribe com áreas de estar, passarelas e píeres para pequenas embarcações. Saiba mais aqui.

Conceito desenvolvido a partir das pesquisas do projeto Parque Capibaribe que apresenta uma visão de futuro para o Recife, em que agrega elementos necessários para se promover uma reestruturação da cidade e da região nas próximas duas décadas. Aposta em uma cidade verde que promoverá a reconexão com a natureza, através da gradativa recuperação das águas e matas ciliares, além de concebê-la como um lugar de encontro e oportunidades a partir de processos abertos, coletivos, inclusivos. Saiba mais aqui.

Marco inicial do projeto Parque Capibaribe, o Jardim do Baobá, localizado no bairro da Jaqueira (Recife/PE), é um parque público que reconcilia os moradores e frequentadores com as margens do rio Capibaribe e oferece equipamentos de lazer e permanência. Tudo isso ornado  pela presença de uma centenária árvore baobá, tombada como Patrimônio do Recife desde 1988. Saiba mais aqui.

Categoria: jardim do baobá

Fruto de uma vitória da comunidade do bairro das Graças, este parque é o segundo módulo do projeto Parque Capibaribe e está em fase de obras. O espaço possibilitará espaços de aproximação ao rio, através de passarelas que percorrem as margens e os mangues, e píeres que permitem o acesso de pequenas embarcações. Saiba mais aqui.

Categoria: parque graças

INCITI – Pesquisa e Inovação para as Cidades é uma rede de pesquisadores transdisciplinar da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) que acredita na capacidade do cidadão em transformar a própria cidade. Propõe investigar a experiência urbana, analisar qualidade do espaço e do comportamento dos habitantes, além de buscar a compreensão dos processos, das pessoas e de suas reflexões. Saiba mais aqui.

Categoria: inciti

Acompanhe as nossas atividades nos perfis do Parque Capibaribe e do INCITI/UFPE nas redes sociais: facebook.com/parquecapibaribe  | instagram.com/parquecapibaribe | facebook.com/incitiorg | instagram.com/incitiorg 

Você pode fazer a requisição do conteúdo do cronograma de execução das obras do Parque Graças enviando um e-mail para a nossa ouvidoria: parquegracas@gmail.com

Categoria: parque graças

Devido à dimensão e complexidade do projeto, o Parque Capibaribe conta com uma rede de parceiros de diversos setores da sociedade que são indispensáveis para a implementação total do projeto. Para também fazer parte desse processo de transformação urbana, envie um e-mail com a sua proposta para parqcapibaribe@gmail.com.

Sim, todo o projeto do Parque Capibaribe defende o uso do Desenho Universal, conceito que propõe o desenvolvimento de objetos, produtos e ambientes que possam ser usufruídos pela mais ampla diversidade de usuários, incluindo crianças, idosos e pessoas com restrições temporárias ou permanentes.

Para tirar dúvidas com a nossa equipe de pesquisadores sobre o projeto do Parque Capibaribe recomendamos entrar em contato pelo e-mail info@inciti.org. 

Para conhecer melhor o projeto Parque Capibaribe recomendamos que envie um e-mail para parqcapibaribe@gmail.com informando os assuntos de maior interesse para que a nossa equipe de pesquisadores possa respondê-lo (a).

Para saber mais sobre as obras referentes ao Parque Graças, recomendamos que envie um e-mail informando as dúvidas para a nossa ouvidoria: parquegracas@gmail.com.

Categoria: parque graças

O Jardim do Baobá não trabalha com grade de programação prévia, por enquanto as atividades são realizadas de forma espontâneas pelos próprios frequentadores, que têm experimentado o espaço com atividades diversas, como por exemplo, yoga, meditação, piquenique, rodas de violão ensaios fotográficos etc. Caso esteja planejando uma atividade de maior porte, recomendamos entrar em contato com a Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (SDSMA) no e-mail: meioambiente@recife.pe.gov.br.

Categoria: jardim do baobá