Jardim do Baobá


Bairro: Jaqueira (Recife-PE)
Extensão: 100 m
Status do projeto: Finalizado


 

O ícone da árvore centenária baobá é o ponto de partida do projeto Parque Capibaribe. Sagrada para as culturas indígena, africana e brasileira, o baobá simboliza a sabedoria e a diversidade cultural do nosso povo. Aberto para experimentação do público desde 2016 quando um emblemático recuo de muro possibilitou o acesso à beira do rio e revelou a árvore para a cidade, o Jardim do Baobá teve as obras finalizadas no ano de 2017. Carinhosamente batizado pelo cidadão recifense apenas como “baobá”, o jardim se transformou em um agradável espaço de contato com a natureza entre pessoas de diversas localidades da Região Metropolitana do Recife (RMR).

“O Jardim do Baobá é um projeto singelo, pois esse miolo da cidade tem uma incrível qualidade ambiental e o Parque Capibaribe vem para honrar a natureza, o rio.” – Circe Gama Monteiro (Coordenadora do INCITI/UFPE)

UM JARDIM SEM MUROS
“Era um muro que dividia”, isso é o que contam as pessoas que já conheciam o lugar antes da chegada do projeto Parque Capibaribe. A estrutura de concreto que invadia o espaço público avançava até a beira do rio Capibaribe e – após um simples recuo – o baobá, enfim, foi “devolvido” à cidade. Hoje, com a implementação do Jardim do Baobá, a relevância desta árvore centenária se faz presente.

 

ESTRUTURA

TRÊS BALANÇO-ESCULTURA

Balanços de 6 metros de altura localizados próximos à árvore baobá dão um toque singular ao espaço. Diferente das tipologias tradicionais, cada equipamento comporta duas pessoas simultaneamente e pode ser utilizado por crianças e adultos.


MESA COMUNITÁRIA

Localizado perto do píer, é um ótimo espaço de convivência para jogar conversa fora com os amigos e também com desconhecidos, visto que é um equipamento de uso compartilhado e que incentiva a noção de coletividade.


PÍER FLUTUANTE

Promove uma experiência sensitiva de contemplação da fauna e flora do rio Capibaribe que raramente se vê no Recife. Ótimo para juntar amigos em uma roda de violão ou praticar atividades mais intimistas, como exercícios de respiração e meditação. Permite atracação de pequenas embarcações.

ILUMINAÇÃO ESPECIAL

As lâmpadas que compõem o equipamento de iluminação do Jardim do Baobá são da tecnologia LED e estão alocadas em 23 postes distribuídos pelo espaço e que foram pensados a partir dos usos da área.



 

PROCESSOS

Domingo no Baobá. Abril de 2016

DOMINGO NO BAOBÁ

Aberto para experimentações antes das obras serem finalizadas, neste período, o Jardim do Baobá foi palco de dois processos de prototipagem coletiva denominados de Domingo no Baobá. A ação colaborativa aconteceu a partir de um convite aberto na internet para que as pessoas pudessem vivenciar o espaço com atividades diversas, como yoga, meditação, piquenique ao ar livre, venda de produtos artesanais, práticas esportivas e de lazer, música, dança, contação de histórias para as crianças e muito mais. Todas as atividades foram autogestionadas pelos proponentes das atividades.

Ação com Amigos do Baobá. Maio de 2017. Foto: Maíra Brandão

AMIGOS DO BAOBÁ

Ativação com o intuito de  promover mobilização e articulação entre moradores, frequentadores, poder público e sociedade civil organizada para discutir sobre o gestão do espaço público no contexto do Jardim do Baobá e os conflitos de uso e interesses locais. Atividades como roda de diálogo, mutirão de sinalização e pesquisas visam apontar possíveis soluções efêmeras e/ou definitivas para a área.