Bairro: Jaqueira (Recife-PE)
Extensão: 575 m
Status do projeto: Em elaboração


 

O

Parque Capibaribe no bairro da Jaqueira surge com um grande desafio de proporcionar a integração do Rio Capibaribe a um dos parques mais movimentados da cidade, o Parque da Jaqueira, conectando-o ao Jardim do Baobá. Este será o primeiro trecho do projeto que se descola da margem para seguir seu percurso por um trecho da Av. Rui Barbosa, uma das vias de maior fluxo da cidade.

Para a área, está sendo pensado o redesenho do perfil da Avenida Rui Barbosa, garantindo a segurança dos ciclistas e proporcionando calçadas mais largas para os pedestres, ao longo de seu percurso. Além de complementar o passeio público, unindo duas áreas de vitalidade urbana, o trecho Jaqueira-Baobá também proporcionará a criação de novos espaços de lazer e contemplação próximos ao Capibaribe, a exemplo de uma arquibancada que será instalada na margem do rio.

Em 2017, a fim de introduzir no bairro algumas premissas de aproveitamento do espaço público do projeto Parque Capibaribe, foram realizadas ativações e intervenções do espaço público, como a ação Carimbos Urbanos, que cria caminhos lúdicos, por meio de sinalização efêmera, a fim de gerar a interação e a participação das pessoas na cidade, provocando debates sobre mobilidade.