comentários 0

INCITI/UFPE contrata equipe de Ativação Urbana

Interessados têm até o dia 5 de março para enviar currículo e carta de motivação

O INCITI – Pesquisa e Inovação para as Cidades, rede transdisciplinar de investigação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), abre processo seletivo para pesquisadores, profissionais e estudantes de diversas áreas do conhecimento para integrar a equipe de Ativação Urbana. Serão alocadas três bolsas, sendo duas para profissionais com experiência e/ou pós-graduação e uma para estudantes de Arquitetura e Urbanismo.

A equipe de Ativação Urbana desenvolve importante função na Pesquisa e Desenvolvimento de produtos e soluções urbanas do INCITI/UFPE, sendo responsável pelas estratégias de consulta, diálogo e envolvimento dos diversos grupos de interesse com os projetos de transformação dos espaços públicos da cidade. O projeto no qual a equipe irá atuar, Parque Capibaribe, é resultante de um convênio entre a Prefeitura do Recife e a Universidade, que busca conceber soluções urbanas e ambientais sustentáveis, desenvolvendo processos de engajamento da população na transformação da qualidade de vida no Recife.

Para as vagas de profissionais, serão selecionados um coordenador de equipe e um ativador urbano, que devem ter formação e/ou pós-graduação, preferencialmente nas áreas de Meio Ambiente, Arquitetura e Urbanismo e Ciências Sociais. O coordenador da equipe de Ativação deve ter capacidade de planejamento, habilidade para coordenar uma equipe multidisciplinar, além de possuir aptidão para conduzir articulações entre diversos agentes, desde governamentais a empresas privadas, entidades da sociedade civil e usuários da cidade.

Quem assumir a coordenação de ativação urbana deve ter facilidade de comunicação com o público. Foto: Olívia Leite

Já da pessoa que irá ocupar a vaga de ativador urbano, espera-se um perfil com habilidade para trabalhar em grupo e em processos colaborativos, com capacidade de desenvolver ações educativas com usuários da cidade e que tenha disposição para trabalhos de campo em horários flexíveis, tanto para aplicação de enquetes como para mobilização de moradores e grupos de interesse dos territórios.

Para concorrer à bolsa de estágio é necessário estar cursando, preferencialmente, Arquitetura e Urbanismo. Além disso, também serão considerados como critérios de avaliação, o interesse nas questões espaciais, ambientais e sociais da cidade, a curiosidade para o aprendizado, o entusiasmo pelos desafios e pela busca de soluções para problemas da cidade. O estudante deve ainda ter habilidade para trabalhar em grupo e em processos colaborativos, assim como instrução em AutoCad, planilhas e softwares 3D.

Disposição para colocar a mão na massa nas ações é um quesito esperado dos candidatos. Foto: Olívia Leite

O horário de trabalho é de segunda a sexta-feira, das 14h às 20h. A flexibilidade no horário é negociável, no entanto, quem ocupar as vagas deve ter disponibilidade para realizar ações, eventualmente, nos finais de semana, ou em outros turnos, durante a semana. Os interessados têm até o dia 5 de março para se candidatarem por meio do formulário disponível em http://bit.ly/vagasinciti, onde deverão informar dados pessoais, currículo e carta de motivação.

Os currículos serão analisados nos dias 6 e 7 de março. Aqueles que passarem na primeira avaliação serão convidados para entrevistas, a serem realizadas entre os dias 8 e 10 de março, na sede do INCITI, que fica na Rua do Bom Jesus, 191, Bairro do Recife. O anúncio dos selecionados será feito no dia 13 de março, por meio do site, das redes sociais do INCITI e contato através de email. Para mais informações: info@inciti.org.

Leave a Reply