comentários 0

Sebrae e INCITI oferecem cursos gratuitos de empreendedorismo

Por Fillipe Vilar

Durante seis sábados os microempreendedores poderão participar do ciclo de palestras ‘Como empreender no espaço público?’, que acontecerá na sede do INCITI/UFPE, na Rua do Bom Jesus, Bairro do Recife. A iniciativa faz parte de uma parceria firmada entre o Sebrae/PE e o INCITI, que oferecerá gratuitamente os conteúdos ministrados pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas. O primeiro encontro acontece neste sábado (27), das 11h às 13h, com o tema MEI – Passo a passo para a formalização. Os encontros são abertos ao público e a participação está sujeita à lotação do espaço, que comporta 60 pessoas.

As capacitações do SEBRAE, que focam na gestão empresarial, vêm para auxiliar quem deseja se tornar ou já é um empresário com relação ao planejamento e/ou abertura de sua empresa, trazendo conceitos como: empreendedorismo, planejamento, formalização do Microempreendedor Individual (MEI) ou de Associação, qualidade no atendimento ao cliente e formação de preço de venda.

Quem participar das palestras receberá certificados, um atrativo para quem quer incrementar o currículo ou para estudantes que desejem cumprir horas de atividade extra nas faculdades. Para receber a certificação os participantes deverão informar, na ata de presença do evento, os dados de CPF, CEP, CNPJ (se tiver) e RAZÃO SOCIAL (se tiver).

Residência Capunga – O Ciclo de Palestras ‘Como empreender no espaço público?’ faz parte do programa de ativações Residência Capunga, promovido pelo INCITI, no intuito de descobrir as necessidades, exigências, desejos, problemas ou dificuldades do bairro do Derby, na área que irá receber parte do projeto Parque Capibaribe. A residência teve início no mês de maio e, através de rodas de diálogo e atividades com moradores, comerciantes e trabalhadores do bairro do Derby, seguirá até o mês de outubro. A parceria com o SEBRAE surgiu a partir desses debates entre variadas representações da sociedade local.

Parque Capibaribe – O Parque Capibaribe é fruto de um convênio entre a Prefeitura da Cidade do Recife (PCR), através da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade e o INCITI / UFPE.  O Parque Capibaribe é o ponto de partida para que o Recife se torne uma Cidade-Parque em 2037, quando a cidade comemora 500 anos. O conceito Cidade-Parque considera espaços públicos de qualidade que promovam o encontro entre as pessoas, o meio ambiente, reafirmando culturas locais e gerando novas oportunidades de transformações sociais e econômicas. O projeto já está em andamento com obras no trecho chamado “Jardim do Baobá”, por trás da Ponte D’Uchoa, no bairro das Graças.

Confira abaixo a programação completa do Ciclo de Palestras SEBRAE/PE + INCITI/UFPE

27 de agosto, das 11h às 13h
MEI – PASSO A PASSO PARA A FORMALIZAÇÃO
Objetivo: Conheça a legislação do Microempreendedor Individual (MEI), seus direitos e deveres e os passos para a formalização.

10 de setembro, das 10h às 13h
ASSOCIATIVISMO
Trata dos aspectos relevantes que envolvem a gestão do empreendimento coletivo, como consciência das responsabilidades, direitos e deveres das partes e elaboração de um plano de ação básico para a gestão.

10 de setembro, das 14h às 17h
COMO CONQUISTAR E MANTER CLIENTES
Com a apresentação de conceitos e ferramentas, sensibilizar e orientar os participantes para a importância de identificar seus melhores clientes e dedicar a estes um tratamento diferenciado, além de promover ações para atrair novos consumidores.

24 de setembro, das 14h às 17h
MANIPULAÇÃO DE ALIMENTOS
Boas práticas para a higiene na estocagem, manipulação e distribuição de alimentos. Tem o objetivo de reduzir os riscos de contaminação dos alimentos, atuando no desenvolvimento de tecnologia, metodologia, conteúdos, formação e capacidade de técnicos para disseminar e implantar ferramentas de controle de segurança.

29 de outubro, das 14h às 18h
SEI EMPREENDER
Contribuir para que o empreendedor individual possa compreender a importância de praticar atitudes empreendedoras no seu negócio; Reconhecer as atitudes empreendedoras praticadas no seu negócio, de modo a atribuir a si mesmo a responsabilidade pelas decisões tomadas; e Descobrir e aplicar o seu potencial empreendedor, para o fortalecimento do seu negócio.

12 de novembro, das 14h às 18h
SEI PLANEJAR
Compreender a importância do planejamento para que a atividade empreendedora gere resultados satisfatórios quanto às expectativas e metas dos Empreendedores Individuais, conscientizando-os de que o planejamento de ações de forma ordenada e articulada contribui para o aumento das vendas de seus produtos e serviços, com qualidade e preços atrativos, permitindo: o domínio do processo de organização do seu negócio; e a aplicação das ferramentas de planejamento para melhorar o desempenho do empreendimento.

26 de novembro, das 14h às 18h
SEI FORMAR PREÇO
A Oficina “SEI Formar Preço” tem como objetivo possibilitar ao MEI, ter uma visão clara dos efeitos de uma correta formulação do preço de venda, bem como sua influência direta na obtenção do equilíbrio do negócio e posteriormente na geração de lucro.

SERVIÇO:
Ciclo de Palestras SEBRAE/PE + INCITI/UFPE – ‘Como empreender no espaço público?’
Aos sábados, nos dias 27/08, 10/09, 24/09, 29/10, 12/11 e 26/11
Endereço: Rua do Bom Jesus, 191, Bairro do Recife
Informações na página do evento.
Aberto ao público
Lotação: 60 pessoas

Leave a Reply